terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Hábitos alimentares

Partilhar Desde que ando nesta actividade blogueira da culinária, aprendi imenso. Não só em relação à confecção dos alimentos, como em relação a certos alimentos.

A verdade é que todos temos hábitos, e para quem está habituado a certas coisas desde sempre, não estranha. Mas eu, por exemplo, nunca provei cuscus (nem sei bem o que é), alcaparras, espargos, diospiros, beringela, tofu, batata doce, e mais umas quantas coisas. A razão não é nenhuma em especial é pura e simplesmente porque nunca fui habituada a estes alimentos. No entanto, e para escolher uns que nem toda a gente usa habitualmente, o alho-francês, couve-coração, cogumelos, papaia, abacaxi, tomilho, milho são alimentos que sempre fizeram parte da cozinha lá de casa.

Mas quando vejo um post sobre um alimento qualquer que eu desconheço, lá vou eu investigar, saber o que é, a que se assemelha, se é legume, se é fruto, em que mais pode ser usado. Depois, lá decido que tenho de provar um desses alimentos, mas sou uma bocadinho desconfiada com aquilo que eu não conheço. Sabem aquelas crianças que ficam a olhar para um alimento novo com um ar estranho, sério e desconfiado? Pois eu sou igual! :)
Mas lá me decido a provar, a testar desta maneira, a fazer daquela, se gostar, repito, se não gostar, passo ao próximo!

Depois há aqueles alimentos a que se tem pura aversão! Não sei se vocês têm aversão a algum, mas eu tenho. E só há uma coisa que eu não provo nunca, nunca provei, e nunca hei-de provar, porque me faz uma confusão imensa: caracóis! Que horror! Só de pensar em caracóis e caracoletas... nunca vou conseguir provar!

Mas caracóis à parte, :) é por isto tudo que falei, (não só por isto, mas também) que cada vez mais gosto desta rotina culinária de visitar os vossos blogs! Aprende-se imenso, sem dúvida!

Adenda: qualquer dia faço uma lista dos truques e dicas que aprendi por aqui!

11 comentários:

  1. Agora imagine, não suportar a ideia de comer caracóis e ter de os cozinhar!!! Pois, é o ke me acontece: eu nunca nem quero provar mas o meu marido adora!

    ResponderEliminar
  2. LOL... Eu ADORO caracois... É tão bommm :)...
    É querida, aprendemos muito umas com as outras. Há coisas bem saudáveis neste "vicio", e além do companheirismo e amizades k se criam, dá pra ter ideias de receitas completamente diferentes dos nossos hábitos alimentares :)..
    Eu tou a adorar...
    bjinhus

    ResponderEliminar
  3. Amiga já somos duas eu também odeio caracóis só de pensar já estou com o estomago embrulhado, e o meu filhote come-os como se estivesse a comer bolachas.
    Eu tou como a Xana eu tou adorar isto dos blog, começou por uma brincadeira e agora já não passo sem isto, é viciante...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu já provei caracóis e achei bom mas não é coisa que encha a barriga. Desde que comecei o blog provei coisas que nem desconfiava existirem he he Mas ainda me faltam muitas!

    ResponderEliminar
  5. Amiga eu adoro caracóis, e caracoletas então... hummm...adoro uma boa feijoada de caracoletas, já o meu homem nem os pode vêr...ah ah ah! São gostos! Mas é verdade, também tenho aprendido muito com esta experiência, e tenho descoberto que gosto de muitas coisas que nunca pensei que gostasse! É muito engraçado, e é óptimo também para fazermos novas amizades!É quase um vício...eh eh eh! Mas é um vício saudável! :)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. mais uma com orror a caracois ja buriés que são parecidos ja vai!!
    é verdade á cerca das coisas que aprendemos uns com os outros entre blog!!
    pois eu tambem nao fazia ideia do que eram sertos alimento e até condimentos e agora fazem parte da minha cozinha!~!espero poder continuar a aprener contigo e com todos os blog que visito
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Pois eu sou exactamente o contrário, sempre que aparece uma coisa nova vou investigar e apetece-me experimentar tudo! Depois até posso-me vomitar toda, mas é pouco provável porque eu sou de muito boa boca lol

    De terra para terra usam-se alimentos diferentes. Há alimentos que sempre constaram na tua cozinha, que antigamente por cá nem sabíamos o que era. No entanto há pelo menos 1 alimento que nunca experimentaste que sempre se consumiu cá, que é a batata doce. Cada terra o seu uso :)

    ResponderEliminar
  8. Esquisita como eu não deve haver, há montes de coisas que eu não gosto. Só para dar o exemplo vou mencionar duas: bacalhau e marisco.
    No entanto como foi habituada a isso adoro caracóis mas só dos pequenos.

    ResponderEliminar
  9. Pois é amiga nestas lides aprendemos muito e também acho, que damos muito a conhecer...cada vez gosto mais desta blogesfera, desde as amizades aos conhecimentos...tudo vale por si só. Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  10. É verdade, Susana, o que se aprende neste mundo dos blogs de culinária! Eu já sou Avó e de computadores pouco percebo, por isso não tenho blog. Mas como fiquei surda de repente (surdez súbita), sem poder ouvir rádio, músicas, concertos... descobri estas "cozinhas " diversas e maravilhosas que vocês partilham connosco. E, só num ano de convivência, já aprendi maravilhas! 'A tua cozinha, só cheguei há pouco mas tenho gostado muito.Tens de experimentar a batata doce que se pode comer como acompanhamento de carnes e de alguns peixes.Nós comiamos cozida com bacalhau, frita às rodelas finas com carne e mais recentemente assada com peixe "em papelote". Como é mais pesada que a batata normal, não se come tanta quantidade (enche mais).E os espargos são muito bons , tens de experimentar!Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  11. Flor, eu acho que nem cozinhar conseguia, os pobrezinhos são cozinhados vivos, credo! Mas é também porque não conseguiria comê-los! Beijinhos.

    Xana, tens razão é um vício saudável! :)

    Mónica, a expressão é mesmo essa 'estômago embrulhado! :)

    Ameixinha, é verdade eu também nem sabia da existência de certas coisas, e outras pensava 'mas isto come-se??' :) :)

    Piteca, feijoada de caracoletas!?!? Realmente os gosot s são diferentes! :) Tenho aprendido imenso com as tuas receitinhas mas se um dia postares caracóis, eu nem olho para as fotos tá? :) Beijinhos amiga.

    Lili, é verdade, começamos a usar coisa que não usávamos antes, tens razão. Beijinhos.

    Manuela, é mesmo cada terra seu uso! Hei-de experimentar a batata doce e depois logo te digo o que achei! :) Beijinhos.

    Winnie, a sério, não gostas de bacalhau? De forma nenhuma? EU é só cozido que não gosto, de resto, como feito de qualquer maneira :) Beijinhos

    Sónia, esta troca é muito gratificante não é? Beijinhos

    Bombom, antes de mais obrigada pela visita. Espero que continues a gostar do meu cantinho, e das partilhas. Aprende-se imenso é verdade. Obrigada pela dica da batata doce, vou pesquisar receitas e vou experimentar! :) Volta sempre, beijinhos.

    Obrigada pelos comentários, beijinhos a todas.

    ResponderEliminar

Obrigada, todos os comentários são bem-vindos.
Volte sempre.