quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Frango de Fricassé

Partilhar E cá vai o 1º post do ano de 2009 com a 1ª receita principal, o almoço. Receita tirada de um livro tão antigo quanto eu, o 'Tele Culinária e Doçaria - vol. 2' do Chefe António Silva, onde a minha mãe ia (e vai) tirar muitas receitas, e eu também.

Fica óptimo, desenjoa dos assados próprios da época festiva, e dos fritos.

Cá vai, a receita original, apesar de eu lhe fazer uns ajustes.

Ingredientes

1 frango
60 gr de margarina (eu coloquei um pouco menos de margarina e 3 colheres de sopa de azeite)
1 cebola
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
1 dl de vinho branco
1/2 cubo de caldo de galinha
3 dl de água
2 gemas
sal e pimenta q.b.
salsa picada
1/4 de limão


Confecção

Limpe e lave muito bem o frango, enxugue-o, corte-o em pedaços e tempere-o com sal e pimenta (também temperei com alho, 1 folha de louro, de um dia para o outro).

Num tacho, leve ao lume a margarina e a cebola picada muito fina (eu juntei também o azeite) só para aquecerem e junte-lhes o frango cortado.


Deixe refogar, mexendo cuidadosamente, até começarem a alourar.
Seguidamente, espalhe a farinha de trigo, mexa novamente e junte o vinho branco.
Tape, deixe suar 1 minuto e junte a água e o 1/2 caldo de galinha.



Deixe depois cozer lentamente cerca de 45 minutos, conforme o frango for mais ou menos rijo.
Depois de bem cozido mas sem se desfazer, retire do lume.
Numa tigela, dilua duas gemas com um pouco do molho e o sumo do limão e junte tudo ao frango mexendo bem.


Leve a aquecer sem ferver.
Junte depois 1 colher de sobremesa de salsa picada e restifique os temperos.

Acompanhei com arroz branco, de manteiga e com salsa picadinha. Faço o arroz de manteiga deixando refogar um pouco a manteiga e a cebola, e só depois junto a água e o arroz.


Refogado para o arroz

E está pronto a servir.


Muito boa, esta refeição, e muito leve. O que é óptimo para depois desta fase festiva em que se cometem alguns exageros. :)

Bom apetite!

33 comentários:

  1. E que bela forma de "desenjoar"!
    O frango está com um aspecto delicioso, acho que até lhe sinto o cheirinho!
    Feliz 2009! :)

    ResponderEliminar
  2. O frango ficou com um aspecto divinal...esse molhinho então!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito deste frango e com esse molhinho grossinho que delicia!!!No arroz só mudava a salsa por coêntros que adoro.Beijinhos carinhosos

    ResponderEliminar
  4. Dsejo-te um Feliz Ano 2009.Tudo de bom. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mas que belo frango! Também adorei este teu cantinho, quero voltar mais vezes.
    Feliz 2009!!

    ResponderEliminar
  6. Adoro frango ou galinha de fricassé... só uso o limão inteiro!
    Beijinhos e bom 2009!

    ResponderEliminar
  7. Adoro este frango, nunca fiz, mas a minha mãe fazia imensas vezes... curiosamente era 1 comida k ela me fazia quando eu andava mais tristonha.. Adoro :)
    bjinhus

    ResponderEliminar
  8. Fiz esta receita há já alguns anos e não voltei a repetir, por total esquecimento! (são tantas as receitas para pôr em prática....) mas agora fiquei com vontade de experimentar de novo! Obrigada pela visita e parabéns pelo blog - tenho andado pouco por estas bandas, devido a todas as coisas do quotidiano que têm de ser feitas tb... bjcas

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Andava à procura de uma receita de frango e vim aqui ter.
    Adorei o seu blog e vou começar a seguir.

    Tb poderá espreitar o meu blog:

    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Têm bom aspecto mas tem de facto uma quantidade significante de gordura saturada que poderia perfeitamente ser reduzida,originando um prato igualmente saboroso. Satisfaria não só os sentidos como também a saúde. Pelo que sugeria arroz sem refogado prévio e em vez de branco utilizaria uma mistura de arroz selvagem com arroz vermelho. No frango, utilizaria apenas um fio de azeite visto o próprio frango e a gema já conterem teores de gordura consideráveis, valorizando o prato com aromas mais naturais dos próprios alimentos.

    ResponderEliminar
  11. Um prato bom e barato.
    Para acompanhamento sugiro um arroz de coco e pinhões.

    ResponderEliminar
  12. vou experimentar acho que vai ficar muito bom ..

    ResponderEliminar
  13. Gosto desta forma de confecionar o frango e já há bastante tempo que não faço. Concordo com a Catarina quando diz que se pode substituir a margarina por azeite, é bem mais saudável. Felicidades para si e obrigada pela receita.

    ResponderEliminar

Obrigada, todos os comentários são bem-vindos.
Volte sempre.