terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Bolo da Fortuna ou Bolo do Padre Pio

Partilhar Uma corrente bem gira esta. E é muito engraçado de se fazer. Já fiz com as minhas colegas da empresa, e no final, já tinhamos iniciado uma troca de receitas do bolo muito gira.
Este bolo também se chama 'Bolo do Padre Pio' porque sei que tem uma história mas não me lembro qual é.

Este bolo requer 10 dias, não se usa nem batedeira nem frigorífico. Como os ingredientes iniciais são sempre açucar e farinha, nunca se estraga. O giro desta receita é que se passa o fermento a 3 pessoas a quem queremos desejar sorte e fortuna.

Então é assim.

1º dia
Juntar um copo de açucar e um copo de farinha
NÃO MEXER

2º dia - Mexer com uma colher de pau
3º e 4º dia - Não tocar
5º dia - Juntar um copo de açucar, um copo de farinha e um copo de leite - NÃO MEXER

6º dia - Mexer tudo
7º, 8º e 9º dias - Não tocar
10º diaTirar para três copos (ou qualquer outro recipiente) 3 colheres de chá de massa para cada copo. Escolhem-se 3 pessoas a quem se deseja fortuna e saúde e oferece-se um copo com o fermento e uma fatia do bolo (que entretanto já se fez).
Ao resto da massa que está na bacia, juntam-se:

2 copos de farinha
1 copo de óleo
um pouco de canela
1 maçã cortada aos pedaços
1 copo de passas de uva
1 copo de açucar
1 copo de nozes
um pouco de sal fino
1 colher de chá de fermento
1 copo de leite
2 ovos inteiros

Mexe-se tudo com uma colher de pau. Barra-se uma forma com manteiga, polvilha-se com farinha e vai ao formno a 180º

É muito giro, mesmo que não se acredite nestas coisas. Até porque acabei por comer esta versão do bolo de várias formas, porque uma colega não gostava muito de passas e colocou poucas, outra era porque não gostava muito de nozes e não colocou muito, outra exagerou na canela, e o bolo acabou por ficar diferente pelas várias pessoas que o fizeram.

Só uma nota, ao contrário do que pensam, quando se junta o leite no 5º dia, não estraga, acreditem. Também pensei que estragasse, mas não estraga. Aqui fica esta ideia. É muito giro. Estou a pensar em breve iniciar esta corrente outra vez!

16 comentários:

  1. Já uma vez me passaram o fermento e a receita do bolo. Eu fiz e ficou muito bom!
    Também acho a ideia muito gira.

    ResponderEliminar
  2. Olá boa noite, costumava receber a "massa" de uma vizinha, mas ela mudou-se e não tenho mais ninguém que conheça este bolo que simplesmente é divinal... :(

    Como faço para ter a 1ª massa para iniciar a corrente?
    Quais são os ingredientes???
    Desde já agradeço

    ResponderEliminar
  3. Eu também fiz e gostei bastante. Tentei fazer juntando todos os ingredientes e ficou bom:) Mas posso afirmar que a partilha da massa torna o bolo com outro sabor:)

    ResponderEliminar
  4. Eu desisto,até de ler essa receita

    ResponderEliminar
  5. Nossa fiquei super feliz,de encontrar essa receita!
    Fizemos tanto eu e as vizinhas,que ninguem mais queria o fermeto....assim perdemos o inicio, que é o fermeto!
    É um bolo especial...nunca comi nada igual,vale a pena!
    Agora vou começar de novo rsrsrsr.
    Obrigada
    Att
    Selma Maria Vianna Pattoli

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VOCÊ DEFINE MUITO BEM O QUE É ESTE BOLO: ESPECIAL, ACHO QUE ELE É MÁGICO!!!!

      Eliminar
  6. FIQUEI MUITO FELIZ DE ENCONTRAR ESTA RECEITA, RECEBI DE MINHA MÃE EM 1997, HOJE ELA NÃO ESTÁ MAIS ENTRE NÓS, FAREI EM SUA MEMÓRIA PARA RELEMBRAR OS BONS TEMPOS.

    ResponderEliminar
  7. Voce passar para outros é apenas uma simpatia. Pois você pode começar do zero. Vou tentar fazer. Depois me perguntem para eu lembrar de postar o resultado.

    ResponderEliminar

Obrigada, todos os comentários são bem-vindos.
Volte sempre.