terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Empadão com Fiambre

Partilhar

Lembrei-me que tinha fatias de fiambre para aproveitar. Como o fiambre é algo que se altera e estraga depressa, quis aproveitar. Fiz assim:

Ingredientes

Para o puré:

Batatas cozidas
Noz moscada, manteiga e leite quente

Carne:

500 gr de carne picada
Chouriço
Fatias de fiambre
Sal, pimenta e orégãos
Cebola
2 alhos picados
Azeite
Polpa de tomate
2 folhas de louro
Ovo para pincelar

Preparação

Cozi as batatas e reduzi a puré, juntando um pouco de noz-moscada, leite quente e a manteiga até ficar com a textura desejada.
Temperei a carne picada uma meia hora antes com sal, os alhos picados, pimenta e um pouco de orégãos. Numa panela, levei o azeite, com a cebola picadinha e o louro a alourar. Juntei a polpa de tomate e de seguida a carne. Deixei cozinhar.
Depois da carne cozinhada, retirei as folhas de louro e coloquei num pirex de forno uma camada de puré, a carne picada por cima, depois as fatias de fiambre e por fim, outra camada de puré.
Pincelei com ovo batido e enfeitei com rodelinhas de choriço. Levei ao forno até ficar douradinho.


Acompanhei com esta salada de tomate, queijo fresco e azeitonas, polvilhada com orégãos e temperada com um fiozinho de azeite e vinagre balsâmico.


Uma maravilha.
Bom apetite!

5 comentários:

  1. cada vez mais os aproveitamentos são muito importantes~... ...

    ResponderEliminar
  2. Querido(a) amigo(a). Estou fazendo uma Campanha de doações pra ajudar os jovens rapazes que estão internados no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos onde meu filho está interno também.Lá tem jovens que chegam só com a roupa do corpo,abandonados pela família. Eles precisam de tudo:roupas masculinas,calçados,sabonetes,toalhas,pasta de dentes,escovas de dentes,de um freezer, Roupas de cama,alimentos. O centro de recuperação sobrevive de doações,são mais de 300 homens internos.Eles merecem uma chance. Quem puder me ajudar pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agência 1257-2 Conta 32882-0

    ResponderEliminar
  3. Que delícia, gosto de refeições assim...tudo no mesmo prato!

    ResponderEliminar
  4. Hum... que bom aspecto :)

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada, todos os comentários são bem-vindos.
Volte sempre.