domingo, 7 de junho de 2009

Desabafo

Partilhar Vim aqui, ao blog da Ana, e as lágrimas vieram-me aos olhos, com o post que ela colocou. Quem me conhece sabe que adoro de paixão os animais, e quando falo em animais, não falo só em cães e gatos, falo em tigres, leões, elefantes, girafas, focas, golfinhos, etc, etc... E lamento que o ser humano seja o animal mais cruel que existe.

Um dia, no Continente, à entrada estava uma instituição a pedir comida e produtos de limpeza para cães e gatos. Como sempre, e porque não consigo resistir, comprei comida, ração e fui levar.

Conversei com a senhora que lá estava, em que me disse que a instituição tem muitos cães e gatos abandonados. Tinha um poster com fotos de alguns dos animais. E disse-me:

- Está a ver este aqui? - Era um golden retriever, castanho claro, lindo.
- Sim, estou... - eu já com medo de ouvir o que ela me ia dizer.
- Este apanhei-o eu. Ia na auto-estrada, e vejo um carro à frente a largar este cão e a ir-se embora. Fui logo buscá-lo antes que ele se perdesse. E fui atrás do carro que o fez.
- Foi atrás do carro?
- Fui. Apitei, e a conduzir ao lado dele, com o cão no meu carro perguntei porquê.
Sabe o que me disse?
- Não...
- Que era um cão já muito velho e doente. E arrancou.

Não há palavras que descrevam a repugnação que senti por essa pessoa. Não consigo conceber como é que alguém tem um cão, é amado incondicionalmente por esse amiguinho de quatro patas, e um dia, seja lá por que razão for, é abandonado. Porque está velho? Doente? Porque...

E o pobre animal é deixado num lugar qualquer, ao frio, à fome, à sede, como se um dia não tivesse sido importante, como se um dia não tivesse participado na vida da família, como se um dia não tivesse sido amado.

E eles têm sentimentos, e merecem respeito, e eu imagino o desgosto deles, a solidão, o não saber porque o dono o terá abandonado.

E são pessoas como a Ana, que me fazem acreditar que alguns de nós, temos capacidade para tratar deles, e não os vamos abandonar. E que lutamos por eles, pelo seu bem estar, pela sua segurança. E a esses cães e gatos não é preciso muito, só precisam de atenção, amor e dedicação.
Há pessoas que se esquecem que quem tem um cão, tem um amigo para a vida.

E fica a esperança que as pessoas consigam ter sentimentos, e coração. E que possamos ser todos mais humanos...
Esta é minha Homenagem a todos eles. Clicar na imagem.


10 comentários:

  1. Obrigada Susana.
    Infelizmente poucos têm a sorte de cruzar com alguém. Milhares agonizam por esse país fora.

    Mas temos de acreditar que pouco a pouco as coisas mudarão. E se todos ajudarem um bocadinho, juntos faremos a diferença!

    Beijinhos e obrigada por seres mais uma!

    ResponderEliminar
  2. Bom Dia!

    Vim agradecer e retribuir a tua visita ao meu blog. Não conhecia o teu e gostei muito.

    Em relação ao teu post, eu não percebo as pessoas que não gostam de animais mas percebo ainda menos quem os têm e depois os abandona... como é que é possível???

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  3. Eu também fiquei parvo como ainda tratam animais, certas pessoas, e não só animais pessoas também recebem estes mal tratos ainda por cima crianças em diversas partes do mundo, mas sei que faço o melhor para ajudar, seria bom se todo o mundo que se chama "evoluído" penasse mais em ser vivos do que em dinheiro. Pronto também já desabafei. jinhos doces :) xx

    ResponderEliminar
  4. As pessoas que têm esse tipo de atitude só merecem o nosso desprezo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Amiga, estou contigo! Estas histórias deixam-me completamente doente! Como é possivel alguém conseguir abandonar um animal depois de viver com ele tantos anos, só porque está velho ou doente? Isto revolta-me! São pessoas que tem os animais só para dizerem que os têm porque quando se trata de gastar dinheiro em tratamentos ou algo assim, já não vale a pena, o animal não merece! Que raiva, a sério!! As pessoas deviam de ter consciencia de que quando adquirem um animal que têm de tratar dele tal e qual como se de uma pessoa se tratasse, mas muita gente não vê as coisas dessa maneira! É muito triste mesmo! Esse senhor provavelmente até já foi buscar outro cãozinho mais novo, só para daqui a uns anos voltar a fazer o mesmo!!Gente estupida!!Eu tive uma cadelinha durante mais de 11 anos, ela no final coitadinha, já estava desdentada e nem conseguia subir ou descer escadas, tinhamos de a levar à rua ao colinho porque ela já não conseguia sozinha e nunca, mas nunca me passou pela cabeça fazer uma coisa dessas, ficou connosco até dar o ultimo suspiro! E lembro-me muitas vezes dela com muita saudade, amor e carinho e era o que toda a gente devia de fazer!!
    Desculpa pelo testamento amiga, mas fiquei mesmo revoltada com isto!! Ainda bem que ainda há pessoas decentes neste mundo sempre dispostas a ajudar!!
    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  6. É realmente incrivel o qu o ser humano consegue fazer, mas depois de vermos maus tratos dados a filhos e pais, já nada me admira.
    Estas situações revoltam-me tanto, já me incomodei várias vezes, ao ponto de ir a casa de um vizinho distante, por ouvir o cão sempre a chorar, porque era mal tratado. Gostave de poder ter um abrigo para esses bichinhos todos. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo....É uma vergonha o que temos de assistir diariamente...
    é deplorante a atitude das pessoas para com os animais...

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    Eu adoro animais...no Porto tenho 5 cães e 2 gatos e todos eles eram animais abandonados!...

    A Minie era uma cadela que vivia fechada numa garagem do zoo de Lourosa porque tinha nascido bastarda numa das ninhadas de pequenos A dos donos... dissemos que a íamos buscar no dia seguinte e em vez de a lavarem, deram-lhe um banho de insecticida que a deixou num estado ainda pior do que estava e quase a morrer...

    O Cassis perseguiu o meu irmão a pé desde a Foz até lá casa e ficou...um cão que se encolhe e gane de cada vez que passamos por ele...

    A Shelu foi-nos trazida pelo meu tio porque era pequenina e uns miúdos estavam entretidos a atirá-la contra uma parede.

    As outras duas cadelas são o resultado da Shelu e do Cassis...

    O espinha é um gato que a minha irmã encontrou no contentor do lixo ainda pequenino e trouxe lá para casa.

    O Pussy é o meu gato, encontrei-o com pouco mais de uma semana de vida nas mãos de uns miúdos num bairro perto de casa. Dei-lhe biberão e tratei dele com todas as minhas forças e consegui que sobrevivesse!...

    Sempre adorei animais e tenho um profundo respeito por eles...não posso ver um animal mal tratado ou abandonado que tenho vontade de chorar...
    Gostava de os poder trazer a todos para casa e tratar deles mas não é possível...

    Da mesma forma que acho que nem toda a gente devia poder ter filhos, acho que nem toda a gente devia poder ter animais...
    Arrepio-me com estas histórias e odeio o tipo de pessoas capazes de ter atitudes como essa...

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Obrigada a todos pelos vossos comentários É bom ver que afinal não somos tão pouco quanto isso e ainda há pessoas que gostam verdadeiramente dos animais.

    Ana, já te tinha dito, admiro a tua atitude em teres tratado desse cão e não teres virado a cara. Obrigada.

    Tangerina, podes crer, como é que possível, eu própria me pergunto o mesmo. Obrigada.

    Ricardo e Zé, é verdade, se as pessoas o fazem a outras pessoas e aos filhos, mais facilmente fazem aos animais. Obrigada pelos comentários.

    Uma Casa no Norte, tens razão, e desprezo é pouco!

    Piteca, a verdade é que nem todos ficam com os seus cães até estarem velhinhos. A mim também me revolta, às vezes as pessoas adquirem um animal porque é fofo, e quando deixa de ser fofo, abandonam-no... Revoltante mesmo.
    Beijinhos.

    Fátima, é deplorante mesmo, e triste!

    Leonor, fiquei sensibilizada com o que escreveste. E felizmente, há os sortudos que conseguem arranjar um dono que cuide deles e os ame, como merecem. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. É o pão nosso de cada dia infelismente. Cada vez mais as pessoas abandonam os animais como se fossem coisas. :(

    ResponderEliminar

Obrigada, todos os comentários são bem-vindos.
Volte sempre.