segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Empadão do cozido

Partilhar Cá em casa quando se faz cozido, sobram sempre imensas carnes. Chouriços, farinheiras, toucinho, carnes, é só sobras. E então como é que aproveito essas carnes? Como não me apetece estar outra vez a comer cozido, aproveito as carnes fazendo empadão.

Então faço assim:

Parto as carnes que sobraram aos bocadinhos.

Para dar um gostinho (ideia do meu pai) parto um pouco de pickles aos pedacinhos e misturo com as carnes.

Faço um molho de tomate, refogando cebola num pouco de azeite e juntando tomate a gosto. Aqui usei tomate pelado, que cortei aos bocadinhos.
Entretanto, faço puré de batata.
Depois do puré feito disponho numa forma de forno uma cama de puré, em cima metade do molho de tomate, e depois as carnes com os pickles. Depois em cima das carnes, o restante molho de tomate e remato com puré. Passo uma gema batida pelo puré, e vai ao forno a lourar.


E está pronto a comer!


É absolutamente delicioso e uma maneira deliciosa de aproveitar as carnes do cozido.
Às vezes, também faço uma omelete gigante, tipo bôla de carne com as carnes do cozido, mas assim é mais saudável e saboroso.
Bom apetite!

16 comentários:

  1. Oi, bom dia. Eu também faço empadão com os restos do cozido. O teu está divino e vou aproveitar essa ideia do teu pai, que vai ser muito apreciada pelo filhote. Bj

    ResponderEliminar
  2. ola obrigado pela visita e claro que vou voltar com muitas receitinhas adorei o teu blog cheio de coisa boas vou voltar com serteza bjs

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto delícioso! Miga, tens um mimo a tua espera no meu blog!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  4. E logo eu que adoro empadão!!Deve ser uma delicia com as carnes do cozido e é uma boa maneira de aproveitar as carnes.

    Beijinho .

    ResponderEliminar
  5. olá,
    lamento informar mas não tenho nenhum novo blog. Aquele que está privado é a lista de receitas que usava na altura que tinha o outro blog.

    mas pode ser que um dia volte à cozinha!

    ;-)

    ResponderEliminar
  6. Susana, o empadão é uma bela forma de aproveitamento! Quando tenho sobras de carnes ou peixe também costumo guardar para fazer rissóis, por ex.
    O mundo dos aproveitamentos é muito vasto...
    O teu ficou apetitoso! Bjs:)

    ResponderEliminar
  7. Uma delícia de empadão sem dúvida...beijinho

    ResponderEliminar
  8. Amiga, gosto de empadão, mas com arroz, e bem tostadinho, mas nunca fiz com as sobras do cozido, omolete (pastelão) já tenho feito
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adoro empadão, mas cá em casa não se faz muitas vezes porque o meu pai diz que não é bebé para comer comida esmagada :)

    ResponderEliminar
  10. Conheço uma senhora que também faz empadão do cozido e até me tinha explicado como fazer, mas ainda não tinha visto feito :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Oi Susaninha, espero que estejas a passar uma boa semana. Passei e deparei-me com esta maravilha, sabes? eu adoro transformar sobras em refeições, não estrago nada, e por vezes essas ditas refeições inventadas agradam mais do que as originais. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Realmente não está bom pra estragar nada... Tá óptimo o teu empadão :)...
    bjinhus

    ResponderEliminar
  13. Ai como eu adoro empadão... esse deve estar óptimo com os restos do cozido, que delícia de aspecto!! :P

    ResponderEliminar
  14. belíssimo aspecto bem bom e delicioso...brigado por partilhar.

    ResponderEliminar

Obrigada, todos os comentários são bem-vindos.
Volte sempre.